Qual a melhor época de viajar para a Chapada dos Veadeiros?

Atualizado: 14 de dez. de 2021

Uma das dúvidas mais comuns entre os viajantes, na hora de planejar sua ida a uma de nossas Expedições, é a respeito da melhor época para viajar. Hoje, vamos esclarecer tudo o que você precisa saber a respeito do clima e das particularidades do Cerrado.


Por isso, antes de mais nada, é importante deixar muito claro: todas as épocas do ano são boas para conhecer a Chapada dos Veadeiros - o que não quer dizer que seja sempre a mesma coisa.


Chapada dos Veadeiros
Cachoeira Santa Bárbara | Expedição 2021

Muito pelo contrário. Há dois períodos de estação: seca e chuva, portanto, há apenas períodos mais ideais para fazer um certo tipo de passeio ou ir em atrações específicas.


O fato é que cada época tem seu charme e suas vantagens. Por isso, ao invés de saber qual época é melhor para viajar para a Chapada dos Veadeiros, o melhor é perguntar o que o período escolhido para sua viagem oferece de mais interessante! É isso que vamos responder agora.


O que vamos fazer aqui é traçar um panorama geral, válido para grande parte da região, inclusive onde acontece nossa Expedição Veadeiros.



Chuvas e Secas

Entre os meses de maio e setembro, a Chapada dos Veadeiros passa por período de seca e ausência quase total de chuvas. Já nos meses de outubro a abril, o clima muda e as chuvas tomam conta do lugar. Veja abaixo mais detalhes:


Chapada dos Veadeiros
Mirante da Janela | Expedição 2021

Período da seca — de maio a setembro


O tempo seco atinge a Chapada dos Veadeiros entre os meses de maio e setembro. No mês de abril, as chuvas começam a diminuir; em maio, elas são bem escassas e a partir de junho praticamente não há precipitação. Nessa época é ideal para aproveitar os banhos de cachoeiras, as águas estão mais cristalinas e a vegetação muda completamente, ganhando novos tons.


É no auge da seca que o pôr do sol fica mais lindo, os dias são mais quentes e ensolarados e as noites mais frescas. O espetáculo é garantido todos os dias nesse período.



Período das chuvas — de outubro a abril

É no final de outubro que as chuvas retomam força e a Chapada ganha novamente cores de intenso verde e muita água nas cachoeiras. E nos meses de dezembro e janeiro que é o auge das chuvas, é quando as cachoeiras mostram sua exuberância e sua força total.


Nesse período a atenção e os cuidados devem ser redobrados, pois junto com as chuvas vem os riscos de cabeça d’aguas. Sim! A chapada dos Veadeiros é famosa pelo fenômeno cabeça d’agua, quando o nível de um rio sobe rapidamente e, em casos extremos, não há tempo hábil para encontrar um lugar seguro. Importante também que você saiba que nesse período, por causa das chuvas, as águas tendem a ficar mais barrenta, o que pode decepcionar alguns viajantes. Vale dizer que esse período é o que oferece cachoeiras mais bonitas e em volume máximo. O visual é incrível!


Vale lembrar que a seca é a época ideal para visitar a Chapada dos Veadeiros sem se preocupar em pegar chuvas nos passeios ou trombas d’água nas cachoeiras. Se você vem pela primeira vez, recomendo muito esse período.

 

Participe da próxima expedição veadeiros, uma viagem transformadora no coração do Cerrado.

Acesse agora mesmo nosso site e garanta sua vaga em uma experiência única no berço das águas, em conexão profunda com a natureza!



119 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo