Qual a melhor época de viajar para a Chapada dos Veadeiros?

Uma das dúvidas mais comuns entre os viajantes, na hora de planejar sua ida a uma de nossas Expedições, é a respeito da melhor época para viajar. Hoje, vamos esclarecer tudo o que você precisa saber a respeito do clima e das particularidades do Cerrado.


Por isso, antes de mais nada, é importante deixar muito claro: todas as épocas do ano são boas para conhecer a Chapada dos Veadeiros - o que não quer dizer que seja sempre a mesma coisa.


Muito pelo contrário. Há dois períodos de estação: seca e chuva, portanto, há apenas períodos mais ideais para fazer um certo tipo de passeio ou ir em atrações específicas.


O fato é que cada época tem seu charme e suas vantagens. Por isso, ao invés de saber qual época é melhor para viajar para a Chapada dos Veadeiros, o melhor é perguntar o que o período escolhido para sua viagem oferece de mais interessante! É isso que vamos responder agora.



Trilha na Chapada dos Veadeiros

Clima da Chapada dos Veadeiros

O que vamos fazer aqui é traçar um panorama geral, válido para grande parte da região, inclusive onde acontece nossa Expedição Veadeiros.


O primeiro ponto a considerar é que, independente do mês da sua viagem, o calor e a umidade estarão presentes para te receber! Seu clima é tropical sazonal, a temperatura média anual é de 25°C e podendo alcançar até 40°C, sendo que nos períodos noturnos as mínimas podem registrar 10ºC - ou seja, o mergulho na cachoeira está garantido!


Chuvas e Secas

O período de maior incidência de chuvas vai de outubro a abril, atingindo o pico entre novembro e Dezembro. Esse período é excelente para quem quer ver as cachoeiras com grande volume d’água, já que os rios e piscinas naturais estarão muito mais cheios, ideal para contemplação. Já entre maio e setembro, é o período da seca, com quase zero de chuvas, melhor para aproveitar as cachoeiras que estão com as águas cristalinas.


Além disso, essa época de seca é também ótima para quem quer fazer trekking, já que não chove nesse período e o clima mais seco de montanha é ideal para a prática dessa atividade.


Expedição Veadeiros

Uma viagem transformadora no coração do Cerrado.

Acesse agora mesmo nosso calendário de expedições e garanta sua vaga em uma experiência única no berço das águas, em conexão profunda com a natureza!




28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo