Comunidade Quilombola Kalunga

É no nordeste de Goiás que se encontra uma região importante para o Cerrado Brasileiro, a Chapada dos Veadeiros. Com suas formações rochosas com mais de 1 bilhão de anos, piscinas naturais, cachoeiras com cores hipnotizantes, paisagens de tirar o fôlego, além de riquíssima flora e fauna, é um refúgio quase intocável que atrai viajantes de todo o planeta.


Consegue imaginar?


Apesar de toda essa exuberância da natureza, é numa região que envolve muita cultura, história e lutas é que se encontra um dos principais e imperdíveis atrativos da Chapada dos Veadeiros. Trata-se do Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, o maior território de remanescentes quilombolas do Brasil.



Território quilombola Kalunga - Foto André Dib
“Kalunga”, em bantu, dialeto africano, parece estar sempre ligado ao sagrado, ao secreto, ao especial.

Sua história começa a mais de 200 anos, trazidos forçados do continente africano, foram distribuídos como mercadoria na Bahia e Minas Gerais. Com o avanço da exploração das terras, foram trazidos aos poucos para o nordeste goiano, como escravos.


“O tempo, a luta e a agilidade lhes deram a chance de ganharem as matas, de fugirem e serem livres, formando quilombos tão isolados quanto a verdade sobre as suas lendas.” – trecho retirado do texto: A história de um povo https://quilombokalunga.org/



Chapada dos Veadeiros
Quilombola segurando cachimbo - Foto André Dib

Hoje, são 39 comunidades quilombolas espalhadas na região da Chapada dos Veadeiros, e é na Comunidade Engenho II que se encontra uma das cachoeiras mais famosa e procurada da região, a Santa Bárbara.


Chapada dos Veadeiros
Cachoeira Santa Bárbara

Se você chegou até aqui é bem provável que já tenha ouvido falar dela. De águas cristalinas, com intensos tons de azul claro, que caem por 30 metros em um poço cercado por uma natureza exuberante. Em dias ensolarados, a transparência da água intensifica ainda mais, encantando os amantes do mergulho. Um verdadeiro oásis em meio ao Cerrado.


Além dela, o local ainda guarda algumas preciosidades da natureza, como a Cachoeira da Capivara e a Candaru.


Com uma linda queda d’água com cerca de 70m de altura que cai em um grande poço de água verde e transparente, a cachoeira Candaru está entre as mais bonitas da Chapada dos Veadeiros. Apesar de tamanha beleza, ainda é pouco visitada devido ao difícil acesso, tornando-a ainda mais especial.


Uma outra preciosidade que faz parte da mesma rota, é a cachoeira da Capivara.

Com 40m de altura e um maravilhoso conjunto de quedas d’águas que caem em um grande poço de águas transparentes, a cachoeira da Capivara encanta todos viajantes. Além disso, possui uma piscina natural de borda infinita com um visual espetacular.



Esse trio de belezas naturais forma um dos mais espetaculares conjuntos de atração da região e o passeio pode ser feito todo no mesmo dia.


Além de todo o contexto histórico, cultural e ambiental, a comunidade produz várias comidas típicas da região. Grande parte dos alimentos consumidos por eles são plantados e colhidos ali mesmo, sem nenhum tipo de agrotóxico. Sendo uma ótima oportunidade para experimentar “comida de verdade.”


Chapada dos Veadeiros
Almoço na comunidade quilombola Engenho II

Esse é mais um daqueles lugares que não pode faltar em nenhum roteiro, e é claro, faz parte da nossa expedição na Chapada dos Veadeiros.



 

Aventura, espiritualidade, culturas, história e lugares paradisíacos...

A Expedição Veadeiros é a viagem ideal para quem quer conhecer o melhor da Chapada dos Veadeiros.




23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo